Paraná Clube vive desfecho melancólico de 2010 neste sábado


No papel de técnico do Paraná Clube, Roberto Cavalo faz jogo duro e não admite, mas está muito mais preocupado com o planejamento para a próxima temporada do que com a partida deste sábado (27) – a última do time em 2010 –, às 17 horas, contra o já classificado Figueirense, em Florianópolis.

Para o Tricolor, o desfecho da Série B termina mais um ano muito complicado. Dentro de campo, o desempenho da equipe não foi bom o suficiente para garantir o tão sonhado retorno à Primeira Divisão. Além disso, o time também desapontou com o modesto quarto lugar no Estadual e pela eliminação precoce na Copa do Brasil (batido pelo Sport da segunda fase).

Fora dos gramados outra grande e previsível decepção. Há tempos o clube demonstra extrema fragilidade financeira e só não terminará o ano em dívida porque existe a promessa de quitação de todos os débitos do departamento de futebol até a próxima terça-feira. Para piorar, o clube vê cada vez menos torcedores nas arquibancadas da Vila Capanema e pena para conseguir aumentar suas receitas.

Em meio a esse cenário caótico aparece a temporada de 2011, que começa no dia 16 de janeiro, diante do Corinthians-PR, pelo Paranaense.

Na tentativa de ajeitar as contas, a solução encontrada será promover vários nomes das categorias de base e cortar ainda mais os custos – o que deve resultar no adeus dos principais jogadores paranistas.

“Hoje temos muita quantidade [42 jogadores]. Vamos com um plantel entre 25 e 28 [para o ano que vem], nada mais do que isso. Teremos um time competitivo, querendo ser campeão, mas com os pés no chão para que essa situação que tem nos atrapalhado não aconteça mais”, disse Cavalo, que espera um ano menos turbulento.

“Estamos fazendo a coisa certa. O primeiro objetivo é deixar a casa em dia e a diretoria não está medido forças para isso. Isso me deixa tranquilo. Precisamos nos organizar melhor, e isso vai acontecer”, reiterou o treinador, que, pensando no futuro, deve testar pela primeira vez o zagueiro Hiago e o meia-atacante Maicon.

Sub-18

A equipe Sub-18 do Paraná decide hoje, em Londrina, a Copa Tribuna, contra o Iraty. Como venceu por 1 a 0 no último sábado, o Tricolor precisa apenas de um empate para levantar a taça. Essa mesma equipe irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Os adversários na primeira fase serão Sumaré-SP, Ponte Preta e Porto-PE.