Corinthians sofre com crise criativa e pode usar 4-3-3 no jogo de volta


Mano Menezes achou o time ideal do Corinthians, mas não gostou da armação na derrota por 1 a 0 para o Flamengo na última quarta-feira, no Maracanã. Cobrou mais ousadia e objetividade dos responsáveis pelo setor e deixou no ar uma possibilidade de mudar o esquema tático para o duelo de volta, quando a equipe precisará reverter a vantagem rubro-negra para avançar às quartas de final da Libertadores.

Na manhã desta sexta-feira, Mano já comandará um treino fechado para a imprensa. Começará a buscar soluções táticas para a falta de criatividade da equipe. Uma delas pode ser o retorno do esquema 4-3-3.

“Quanto ao esquema tático, é preciso ter alternativas, o futebol é assim. Nós temos uma alternativa e vamos avaliar o que fazer”, insinuou o treinador, em tom de mistério.

Mano abdicou do 4-3-3 que deu certo na temporada passada devido à saída de Douglas. Ele avalia que Danilo tem características diferentes e por isso o time precisou encontrar uma nova maneira de jogar. Por outro lado, sempre deixou claro que o 4-3-3 é uma opção importante e já conhecida pelo elenco. Quase como um plano B para situações específicas.

E o confronto com o Flamengo apresenta uma dessas situações. Para avançar às quartas de final da Libertadores sem enfrentar a disputa de pênaltis, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença. Triunfo por 1 a 0 leva para as penalidades. Vitória pela vantagem mínima com gol do Flamengo, empate ou derrota classificam os cariocas.

Diante da necessidade de estufar as redes, o Corinthians também tenta resolver a crise criativa apontada por Mano na última quarta. A falta de ousadia preocupou o comandante alvinegro. Ele espera mais inspiração de seus homens de frente.

“O time precisa ter uma capacidade maior de construção. Nossas jogadas foram previsíveis e isso ajuda o marcador. Talvez tenha faltado uma armação mais objetiva ou o drible para abrir a defesa. Tentamos um pouco, mas faltou repetição e mais insistência”, analisou Mano.

O meio-campo corintiano é formado atualmente por Ralf, Jucilei, Elias e Danilo. Dentinho e Ronaldo compõem o ataque. Em caso de mudança para o 4-3-3, Jucilei é o favorito a deixar a equipe para a entrada de um atacante, embora tenha sido um dos melhores jogadores do Corinthians na derrota no Maracanã. Jorge Henrique e Iarley são os principais candidatos a entrar no time, caso o esquema seja adotado. Certa, apenas, é a necessidade de gols.