Gol de Ronaldo custa R$ 232 mil para o Corinthians


Atacante recebe cerca de R$ 145 mil por jogo. Valores são pequenos perto dos R$ 3,4 milhões pagos pelo Milan para cada um de seus gol



O fim da carreira está marcado, e as arrancadas e o corpo de atleta ficaram presos na memória. Mas Ronaldo é Ronaldo. A imprensa mundial quer saber dele. Os patrocinadores sonham com seu carisma. Torcedores copiam seu estilo. Mas o artigo principal que o craque ainda oferece é bola na rede. Gols que para o Corinthians valem títulos. E, para Ronaldo, R$ 232 mil a cada vez que os marca.
Sim, cada gol do "Fenômeno" custa algumas centenas de milhares de reais ao Timão e aos parceiros que viabilizam a estada do atacante no Parque São Jorge: Ronaldo jogou 40 vezes pelo Alvinegro, marcando 25 gols. Média de 0,62 por jogo. Se considerado apenas o seu salário nominal, Ronaldo recebeu, até fevereiro, cerca de R$ 5,8 milhões. Ou seja, cada gol custou em média R$ 232 mil.
Acha caro? Para efeito de comparação do preço de um tento do pentacampeão, cada gol de Adriano — outro medalhão que está de volta ao Brasil —, custa ao Flamengo cerca de R$ 153 mil. Cada gol de Ronaldo, portanto, custa ao Timão 51% a mais do que gol um de Adriano ao Fla.
E Ronaldo também custa mais caro que o "Imperador" quando o assunto é entrar em campo. A cada partida que faz pelo Rubro-Negro, o Imperador recebe R$ 105 mil em média. Toda vez que o Fenômeno vestiu a camisa 9 corintiana, clube e parceiros desembolsaram R$ 145 mil.


Preso a uma dívida de mais de R$ 100 milhões, o Corinthians só consegue viabilizar os valores para pagar Ronaldo justamente por usar sua imagem. Com a presença do atacante, não faltam propostas de patrocínio para a camisa corintiana. Parte considerável desses contratos — 80% — vai para o bolso do "Fenômeno".
Esse movimento permitiu ao Timão contabilizar um aumento de cerca de 20% em suas receitas com patrocínios e venda de camisetas. No final de janeiro, o clube anunciou um acordo de patrocínio recorde para os padrões brasileiros. A Hypermarcas pagará ao clube nada menos que R$ 38 milhões para estampar seus produtos na camiseta corintiana nesta temporada.
O acordo supera em quase R$ 10 milhões o valor total negociado com a Batavo, ex-patrocinadora, em 2009. Caso o clube conquiste a Libertadores no ano de seu centenário, principal projeto corintiano em 2010, um bônus ainda prevê o aumento do valor a ser pago pelo patrocinador ao clube paulista