Brasil tem mais quatro casos de doping


Aumentou para oito o número de ciclistas brasileiros flagrados em exames antidoping em 2009. Depois dos quatro atletas que testaram positivo na Volta de Santa Catarina, em abril, agora mais quatro - Sidinei Silva, Justino Borges Ribeiro, Carlos França e Mauricio Morandi - não escaparam do controle feito pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
O LANCENET! teve acesso ao resultado dos julgamentos realizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJD) da CBC após a entidade brasileira receber o comunicado da União Ciclística Internacional (UCI) sobre os resultados positivos de cada um dos quatro ciclistas. Todos os exames foram realizados no laboratório Armand Frappier, em Montreal, no Canadá.
Sidinei Silva testou positivo para a substância estanozolol na Volta do Rio de Janeiro, em agosto. Foi suspenso por dois anos.
Justino Borges Ribeiro foi flagrado na Volta de São Paulo, em agosto, com a mesma substância encontrada nos ciclistas que testaram positivo na Volta de Santa Catarina: o EPO (eritropoietina). Recebeu a mesma punição de Sidinei Silva.
Já Carlos França foi flagrado na Volta de São Paulo com sibutramina. No julgamento, ele relatou um problema que teve durante a competição e que precisou tomar um remédio para a perda de peso. O tribunal entendeu a alegação do atleta, mas para não ferir as regras da Agência Mundial Antidoping (Wada), suspendeu França por oito meses.
Por fim, Mauricio Morandi testou positivo para hydroxyethyl na Volta de São Paulo. Mas o ciclista recebeu apenas uma advertência pois conseguiu provar sua inocência.
Durante a competição, Morandi sofreu grave queda e foi levado para o hospital. Por causa da grande perda de sangue, o médico que o atendeu foi obrigado a ministrar um remédio com a substância proibida.
Conheça as substâncias dos novos casos:
EstanozololSubstância encontrada em suplementos alimentares e moderadores de apetite.
EPO (eritropoietina)É um hormônio secretado pelo rim que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue. Uma elevação de EPO no organismo ocasiona o aumento na capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Mais oxigênio no sangue significa mais oxigênio alcançando os músculos para a produção de energia aeróbica, o que melhora a performance, especialmente, de ciclistas, corredores de longa distância e outros atletas de resistência.
SibutraminaSubstância normalmente encontrada em moderadores de apetite.
HydroxyethylUtilizado no tratamento de pacientes com muita perda de sangue. É proibido porque pode ser usado para mascarar o uso de substâncias proibidas.
e mais CBC garante tolerância zero aos casos de doping