Tênis - De virada, Federer vence mais uma em cinco sets e vai à final em Roland Garros


Pelo quarto ano seguido, Roger Federer está na final em Roland Garros. Em mais uma batalha de cinco sets, o suíço venceu, de virada, o argentino Juan Martín Del Potro (número 5 do mundo) por 3/6, 7/6(2), 2/6, 6/1 e 6/4, nas semifinais do Grand Slam francês.

A vitória, que veio após 3h08m de jogo nesta sexta-feira, foi a segunda em que o suíço foi levado ao limite nesta edição do torneio. Nas oitavas de final, o alemão Tommy Haas abriu 2 sets a 0 antes que o atual número 2 do mundo conseguisse a virada

O resultado sobre Del Potro não só coloca o atual número 2 do mundo na decisão do torneio como lhe coloca a uma vitória do career slam, feito em que o tenista conquista os títulos dos quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), mesmo que em temporadas diferentes. Na história do esporte, apenas cinco tenistas têm o career slam no currículo: Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi.

Além disso, Federer também está em condição de igualar o recorde de títulos em Grand Slams em simples. Uma vitória em Paris lhe dará o 14º troféu, o que o deixará empatado com o americano Pete Sampras, atual recordista.

Pela primeira vez em Roland Garros, o adversário do suíço na decisão não será o espanhol Rafael Nadal, mas Robin Soderling (25), responsável pela eliminação do número 1 do mundo, ainda nas oitavas de final. Embalado pela vitória sobre Nadal, o sueco derrubou na sequência o russo Nikolay Davydenko e o chileno Fernando González para chegar à final.

Argentino sai na frente

O suíço começou melhor, confirmando sem problemas e ameaçando o saque de Del Potro. O argentino precisou salvar break points no segundo e no quarto games para manter o primeiro set empatado. No quinto game, o panorama do jogo mudou. Del Potro conseguiu vencer um game no saque do suíço e ganhou confiança.

Distribuindo pancadas do fundo de quadra e quase sempre atacando a esquerda de Federer, o número 5 do mundo controlou a maioria dos pontos. Teve mais chances de quebra no sétimo game, mas o suíço se salvou. No nono, porém, nova quebra deu a parcial para o argentino por 6/3.

O segundo set não foi muito diferente, mas Federer sacou melhor e não abriu portas para Del Potro. O sul-americano, por sua vez, seguiu mantendo seu saque, e a parcial foi para o tie-break. No game de desempate, o argentino foi mal e cometeu cinco erros não forçados. Consistente no game, o número 2 do mundo fechou por 7/2.

Del Potro não se abalou com as falhas do tie-break e voltou firma para o terceiro set, quebrando o saque de Federer logo no primeiro game. O argentino dominou a parcial e venceu o oitavo game, também no saque do adversário, para fechar em 6/2. Federer reagiu e sacou melhor no quarto set, enquanto Del Potro começou a encontrar problemas para encaixar seu primeiro serviço. A diferença se refletiu nos pontos. O suíço conseguiu duas quebras e, rapidamente, fez 6/1, mandando o jogo para o quinto set.

Del Potro dá último suspiro

Federer abriu a última parcial com uma quebra de saque e confirmou rapidamente na sequência para abrir 2/0. O momento e a torcida a favor do suíço indicavam um fim de jogo tranquilo para o número 2, mas Del Potro não se entregou. No sexto game, o argentino soltou o braço e devolveu a quebra, deixando o set igual em 3/3.

A reação do número 5 durou pouco. Del Potro salvou três break points no sétimo game, mas não resistiu e cedeu a quebra com uma dupla falta. Federer não vacilou mais e fechou o jogo por 6/3.