Para leitores do Globo, árbitro Leonardo Gaciba foi maior responsável por eliminação do Vasco


RIO - O erro do árbitro Leonardo Gaciba (Fifa-RS) na partida entre Corinthians e Vasco, no Pacaembu, deixando de marcar um pênalti para a equipe carioca, foi apontado pelos leitores do site do GLOBO como o principal motivo para a eliminação da equipe carioca na semifinal da Copa do Brasil. O juiz não apitou em lance em que o zagueiro Chicão puxou a camisa do atacante Élton após cobrança de escanteio.


Na opinião de 78% dos 1.565 internautas que participaram da enquete, Gaciba teve influência decisiva no resultado do jogo (0 a 0, que classificou o Corinthians para a final contra o Inter) devido ao "pênalti claro em Élton que ele não deu". Outros 14% consideraram que o árbitro foi menos importante na eliminação do Vasco do que a atuação do time na etapa inicial da primeira partida decisiva, no Maracanã, "quando o Vasco jogou mal e levou gol em casa". Na opinião de 8%, o árbitro não tem culpa no pênalti porque "o lance com o Élton não era tão fácil de ser marcado".


Gaciba diz que ficou 'meio chateado'
No dia seguinte ao jogo em São Paulo, o árbitro Leonardo Gaciba falou sobre o lance do pênalti não marcado, que ocorreu no segundo tempo.
- Estou meio chateado. É impossível apitar da televisão, conseguimos fazer o que é possível. Vou dar uma olhada melhor no lance, o corpo de um jogador do Vasco está na frente - disse o juiz à Rádio Brasil.


De acordo com Gaciba, é preciso analisar o contexto de sua situação. Ele afirma que, no geral, sua arbitragem foi boa, tanto que não ouviu reclamações depois do duelo.
- Existe o jogo do campo e o da televisão. Temos que saber o que é humano e o que não é. Não tem porque maximizar isso, quando terminou o jogo os jogadores do Vasco me cumprimentaram.