F1 - Zebras desbancam Rosberg, e Kövalainen lidera treinos livres em Istambul


O segundo treino livre realizado nesta sexta-feira, visando ao GP da Turquia do próximo domingo (9h, horário de Brasília, com transmissão do Placar UOL), determinou os melhores tempos do dia na capital turca e veio repleto de surpresas. Após liderar a primeira bateria como de costume, o alemão Nico Rosberg, conhecido como "leão das sextas", acabou desbancado na segunda sessão e viu o finlandês Heikki Kövalainen cravar a melhor marca da manhã.

O piloto da McLaren havia apresentado um desempenho mediano no primeiro treino, logo cedo, com apenas o 10º tempo. Para a segunda bateria, porém, voltou voando baixou, fez boas marcas desde o início, liderou praticamente toda a sessão e finalizou com o registrou de 1min28s841.

Além de Kövalainen, somente Fernando Alonso, da Renault, conseguiu fazer um tempo abaixo da casa de 1min29s. Ele ficou a apenas seis milésimos do finlandês, com 1min28s847.

Para completar o trio de suspresas no primeiro pelotão, Robert Kubica, que faz temporada muito modesta neste ano, foi o terceiro mais rápido: 1min29s056 com sua BMW. O polonês foi para a pista com um pacote aerodinâmico completamente diferente, com difusor duplo, o que pode ter determinado a boa colocação.

Dois brasileiros conseguiram ficar dentro do top 10: Rubens Barrichello, em 8º, e Nelsinho Piquet, em 10º. Felipe Massa foi o 11º colocado.

A baixa da manhã foi o alemão Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull vinha em bom ritmo até que, mais uma vez em um treino livre, o motor do carro estourou e o deixou a pé ainda na primeira meia hora da segunda bateria.