Neste domingo, os brasileiros conheceram oficialmente as 12 cidades que vão receber partidas da Copa do Mundo de 2014. Mas em 1950, quando o Brasil organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Futebol, apenas seis localidades tiveram a honra de receber as seleções. Em uma clara demonstração do crescimento da competição ao longo dos anos.
Em 1950, as 22 partidas do IV Campeonato Mundial de Futebol foram realizadas em locais que também estarão presentes no torneio de 2014: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas apenas um estádio no qual a bola rolou há 59 anos terá o mesmo privilégio daqui a cinco: o Maracanã.
O Rio de Janeiro foi a principal sede da quarta edição da Copa do Mundo. Capital do Brasil na época, a cidade contava com a grande arma do país para convencer os dirigentes da Fifa a realizar o Mundial em solo nacional: o Estádio Municipal Mendes de Morais (em homenagem ao prefeito da época), com seus 200 mil lugares extra-oficiais. Em 1950, o Maracanã era realmente o “maior do mundo”. Inaugurado uma semana antes do início da competição, o estádio ainda não estava totalmente pronto em 24 de junho, data do jogo de abertura da Copa (Brasil x México). Havia andaimes nas arquibancadas e o entorno do estádio era um enorme canteiro de obras (foto).
Dos 22 jogos realizados na Copa de 50, o Rio recebeu a maior parte: oito. Incluindo o jogo inaugural e a partida que foi a verdadeira decisão (Brasil 1 x 2 Uruguai). Além de cinco das seis partidas da seleção brasileira na competição, o estádio foi reservado para partidas do Grupo 2, que reunia dois fortes candidatos ao título: Inglaterra e Espanha.
A segunda sede em número de partidas foi São Paulo (seis). Todas realizadas no Pacaembu, inaugurado dez anos antes (1940). Na primeira fase, a maior cidade do país foi palco de um jogo da seleção brasileira (empate de 2 a 2 com a Suíça), atuação que gerou vaias de boa parte do público.
Devido à grande colônia italiana na capital paulista, a Squadra Azzurra foi indicada para atuar em São Paulo. Mas os então bicampeões mundiais, mesmo com o apoio da torcida, não foram bem no torneio e acabaram eliminados logo na primeira fase. A Itália perdeu para a Suécia (3 a 2) na estreia. A vitória de 2 a 0 sobre o Paraguai não foi suficiente para classificar a equipe para o quadrangular final. E os italianos acabaram não visitantando outras sedes e voltaram antecipadamente para casa.
Outro país que não precisou viajar pelo Brasil foi a Bolívia. Diante das desistências de nações como França, Escócia, Portugal e Índia, O Grupo D ficou com apenas duas seleções. E no único jogo da chave, disputado no estádio Indepedência, em Belo Horizonte, os uruguaios golearam os bolivianos por 8 a 0. O Uruguai passou a etapa decisiva, e a Bolívia foi eliminada.
A capital mineira recebeu mais duas partidas do Mundial de 50: Iugoslávia 3 x 0 Suíça e um jogo que ficou marcado na história das Copas: Inglaterra 0 x 1 Estados Unidos, a maior zebra dos Mundiais de futebol.
O Sul do país teve duas sedes em 1950, como vai ocorrer em 2014. O estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, sediou dois confrontos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México. Os moradores de Curitiba também puderam assistir a dois jogos da Copa: Espanha 3 x 1 Estados Unidos e Suécia 2 x 2 Paraguai, ambos disputados no estádio Durival de Brito.
O Nordeste foi representado em 50 por Recife, que recebeu apenas um jogo da competição. Na Ilha do Retiro, o Chile goleou os Estados Unidos por 5 a 2.
As sedes da Copa de 50:
Rio de Janeiro (Maracanã) - oito jogos: Brasil 4 x 0 México, Inglaterra 2 x 0 Chile, Espanha 2 x 0 Chile, Brasil 2 x 0 Iugoslávia, Inglaterra 0 x 1 Espanha, Brasil 7 x 1 Suécia, Brasil 6 x 1 Espanha e Brasil 1 x 2 Uruguai
São Paulo (Pacaembu) - seis jogos: Brasil 2 x 2 Suíça, Itália 2 x 3 Suécia, Itália 2 x 0 Paraguai, Espanha 2 x 2 Uruguai, Suécia 2 x 3 Uruguai e Espanha 1 x 3 Suécia
Belo Horizonte (Independência) - três jogos: Iugoslávia 3 x 0 Suíça, Inglaterra 0 x 1 EUA e Uruguai 8 x 0 Bolívia
Porto Alegre (Eucaliptos) - dois jogos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México
Curitiba (Durival de Brito) - dois jogos: Espanha 3 x 1 EUA e Suécia 2 x 2 Paraguai
Recife (Ilha do Retiro) - um jogo: Chile 5 x 2 EUA
blog do Marcelo Monteiro