Coxa levantou caneco em 1959/69/79/89/99 - O 9 é apenas uma coincidência?
Com o apoio total dos seus companheiros e a participação especial de Marcelinho Paraíba, o Coritiba da um salto de qualidade. Após o gol, com um gesto digno de aplausos Marcelinho dirige-se ao banco de reservas para dar um abraço ao Ivo, decretando a paz com a nossa torcida.
Crescimento na reta final
Nestes 43 anos de Coritiba tive oportunidade de participar de títulos importantes e sei que a camisa do Coxa tem um peso diferente quando chega a fase final de competições. Mais uma vez a torcida vai fazer sua parte, com muita intensidade, em busca desse título tão importante.
Fui campeão com o Coritiba em 1969, em 1979 como auxiliar-técnico de Enio Andrade, em 1989 trabalhei com Edu Coimbra e 1999 atuava nas Categorias de Base do Clube. O 9 parece que tem uma mística com o Coritiba e isso não é porque artilheiros como Zé Roberto, Marcel e Keirrison a usaram. Quem não lembra do camisa 9, Tuta, silenciando a Baixada em 2004? O 9 agora é Marcelinho Paraíba. Ele estreou justamente quando faltavam 9 partidas para o fim do Campeonato.
Coincidência ou não o Coritiba ganhou os últimos títulos em anos terminados em 9 e antes de eu estar aqui, ainda fomos campeões em 1959. Para alguns isso pode até virar superstição, já que um novo camisa 9 parece que chega para resolver alguns problemas.
O bi de 1968-1969
O título de 1968 é um dos mais falados em toda a história do futebol paranaense. Final Atle-Tiba, estádios cheios, gol decisivo nos minutos finais. O Coritiba voltava a conquistar um título estadual em grande estilo. Pouco se fala do Paranaense de 1969, que foi decidido em pontos corridos e levantamos o troféu com uma rodada de antecedência, ao vencer o Água Verde, fora de casa, por 1x0. No último jogo, diante do Atlético-PR, empatamos sem gols, apenas para cumprir tabela. Fui o artilheiro do time naquele campeonato, com 9 gols.
Ano passado conquistamos um Paranaense com um grande futebol, passando por cima de adversário e em uma decisão emocionante. A tabela da segunda fase de 2009 ainda está indefinida, mas será por pontos corridos, o Coxa vem crescendo e ficamos na torcida para que o ano do 9 não seja apenas uma coincidência.
Um abraço a nação coxa-branca,
Dirceu Krüger
fonte - www.coritiba.com.br