Com show de Keirrison, Verdão vira no ABC e toma ponta do Timão


Palmeiras e São Caetano guardaram a energia acumulada no Carnaval para a Quarta-feira de Cinzas. Em um jogo eletrizante no ABC paulista, o Verdão provou a condição de líder do Campeonato Paulista e ganhou mais três pontos no Anacleto Campanella com uma convincente vitória de virada sobre o Azulão por 4 a 3.

Com o resultado, o Corinthians, que havia vencido o Noroeste mais cedo, esteve na liderança da competição por pouco tempo. O Palmeiras chegou aos 25 pontos e ultrapassou o maior rival, que está com 24.

O poder de reação foi a principal virtude palmeirense no ABC. Arrasador, o São Caetano abriu dois gols de vantagem em apenas nove minutos. A partir daí, o time do técnico Wanderley Luxemburgo usou sua velocidade e superou com facilidade a retaguarda do Azulão. Destaque para o meia Diego Souza, principal comandante das jogadas ofensivas do campeão paulista.

A chuva de gols no confronto desta quarta-feira pode ser vista como uma grande surpresa. A explicação: Palmeiras e São Caetano entraram em campo com as melhores defesas do Paulistão (tinham sete gols sofridos).

Na próxima rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras volta a jogar em casa, sábado, diante do Guarani, no Parque Antártica. No mesmo dia, o São Caetano atua contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.

O Jogo: O gramado pesado do estádio Anacleto Campanella foi o vilão do Palmeiras no início da partida. O São Caetano aproveitou o escorregão de Cleiton Xavier na saída de bola e abriu o marcador com apenas três minutos. Luan recebeu passe de Vandinho, invadiu a área e fuzilou o goleiro Marcos.

Habilidoso, Luan era um tormento para a zaga do Palmeiras. Aos sete minutos, ele avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Desta vez, a retaguarda alviverde tirou o perigo. Só que, dois minutos depois, o Azulão aproveitou mais uma pane do rival na bola aérea e ampliou. Vandinho caprichou na cobrança de falta da direita e achou Marcelo Batatais, que ganhou disputa de Edmilson e completou de cabeça.

Em um confronto empolgante, o Palmeiras finalmente incomodou o São Caetano e diminuiu a desvantagem. Aos 11 minutos, Keirrison escapou livre na área e bateu. Dois jogadores do Azulão - Gerson e Amarildo - tentaram salvar, mas a bola morreu nas redes do goleiro Luiz.

Totalmente diferente em relação aos instantes iniciais, o Palmeiras buscou com intensa vibração a igualdade. Aos 23 minutos, Cleiton Xavier bateu falta da direita e Edmilson surgiu no meio da retaguarda do São Caetano para completar livre na pequena área. Luiz foi um mero observador no lance, para desespero dos fãs do Azulão.

Envolvente, o Verdão mostrava que a virada estava perto. Aos 29 minutos, Diego Souza avançou livre pelo lado de esquerdo, olhou para a meta do São Caetano e arrematou consciente. Demonstrando agilidade, Luiz fez boa defesa no canto esquerdo. Pouco depois, o camisa sete não perdoou e, ao se antecipar à zaga adversária, fez de cabeça, aproveitando escanteio batido por Cleiton Xavier: 3 a 2.

Nos acréscimos da etapa inicial, o Palmeiras se beneficiou de um vacilo terrível do São Caetano para comemorar seu quarto gol. Após lançamento de Marcão, Gerson errou feio ao tentar tirar o perigo. Armero aproveitou a bobeada, invadiu a área e rolou para o gol de Keirrison.

No segundo tempo, o ritmo continuou intenso. Corajoso, o São Caetano partiu para cima, embora ciente da força ofensiva do adversário. No contra-ataque, o Palmeiras criava boas chances. Os arremates de Keirrison e Edmilson só não entraram por causa de ótimas intervenções de Luiz.

Sem sucesso nas tentativas de diminuir a desvantagem, o São Caetano apelou para as substituições, com as entradas de Éverton Ribeiro e Zé Eduardo. O Palmeiras respondeu com a presença de Lenny na vaga de Willians.

Aos 34 mintos, o São Caetano deu mais emoção ao jogo com seu terceiro gol. Esperto, Luan ganhou disputa com Edmilson na esquerda e cruzou para o arremate de Vandinho, em posição duvidosa. Marcos nada pôde fazer no lance.

No final, o Azulão foi com tudo para cima com a presença do atacante Cascata no lugar do zagueiro Marcos Aurélio. O Palmeiras se fechou na defesa e reforçou a marcação com a saída de Diego Souza para a entrada de Sandro Silva. A alteração de Luxemburgo deu certo: o Verdão assegurou três pontos no ABC paulista.

Comentários