Animado pela goleada sobre o Tigres do Brasil (4 a 0, na última quarta-feira), o Vasco tentar manter o embalo diante do Duque de Caxias, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), em São Januário, pela terceira rodada do grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. A partida, mesmo sem muita "importância", já ganha contornos especiais.
A explicação é simples. Afinal, ambos vão se enfrentar, pelo menos, mais duas vezes nesta temporada. Os dois confrontos serão válidos pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Vasco foi rebaixado no ano passado, enquanto o Duque de Caxias subiu da Série C para a Segundona.
Outro detalhe, mas nos bastidores, marca também o duelo deste sábado. O Duque de Caxias, na época do ex-presidente Eurico Miranda, era um clube "filial" do Vasco. Nilson Gonçalves, ex-supervisor de futebol cruzmaltino, agora é o "homem-forte" do clube da Baixada Fluminense.
Alheio a isso tudo, Dorival Júnior só pensa na segunda vitória do Vasco na competição e, consequententemente, seguir brigando por uma vaga à semifinal da Taça Guanabara. O treinador comemorou o fato de poder escalar o mesmo time que derrotou o Tigres do Brasil.
"Fico muito feliz de poder repetir o time que deu certo no meio da semana. É a chance de os jogadores se entenderem melhor e, aos poucos, começarem a formar um grupo mais coeso", disse, porém, demonstrando preocupação com o fato do meia Carlos Alberto, em apenas duas rodadas, já entrar em campo pendurado com dois cartões amarelos.
"O Carlos Alberto é um jogador importante e realmente essa situação dele me preocupa. É preciso entrar em campo para não levar o terceiro cartão amarelo em três rodadas da competição", emendou o treinador cruzmaltino.
Pelo lado do Duque de Caxias, que ainda não venceu no Estadual do Rio de Janeiro (empate com o Tigres do Brasil e derrota para o Americano), os três pontos são vistos como uma obrigação no Gigante Tricolor da Baixada. Um novo resultado negativo poderá praticamente eliminar o time de qualquer briga por vaga na semifinal.
Em relação ao duelo com o Vasco, o técnico Toninho Barroso (Marcelo Buarque está suspenso), não poderá contar com os zagueiros Tica e Tinoco, além do volante Leandro, todos lesionados. Na frente, o atacante Edivaldo é dúvida. Caso não atue, será substituído por Anderson.
VASCO x DUQUE DE CAXIAS
Data: 31/01/2009 (sábado)
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: PPV
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Nilton Feitosa do Nascimento
Auxiliares: Vinícius da Vitória Nascimento e Marcelo da Silva Cardoso
Vasco
Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Alex Teixeira e Jéferson; Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão.
Técnico: Dorival Júnior
Duque de Caxias
Borges; Douglas Silva, Henrique, Eduardo Teles e Alan; Leo Oliveira, Silva, Renatinho e Juninho; Dudu e Edivaldo (Anderson).
Técnico: Toninho Barroso
Comentários