Milão (Itália) - O ano de 2008 está perto do fim, e possivelmente pode ser considerado o melhor da carreira de Cristiano Ronaldo. Campeão inglês na temporada 2007/2008 com o Manchester United, o português ainda faturou o título da Copa dos Campeões da Europa com o clube, e ainda coroou o ano com o Mundial de Clubes da Fifa, vencido no último domingo após o 1 a 0 sobre a LDU na decisão.
No entanto, nem mesmo as conquistas de Cristiano Ronaldo parecem animar alguns dos principais profissionais do futebol europeu. É o caso de seu compatriota José Mourinho, técnico da Inter de Milão, que garante que o camisa sete do Manchester não pode ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade.
“Quando penso naquilo que um jogador deve ser, vem à minha mente nomes como Kaká, Ibrahimovic e Messi, um fenômeno que irá vencer a Bola de Ouro duas vezes a cada três anos. Cristiano Ronaldo é um bom jogador, mas em termos absolutos, não é o melhor”, afirmou Mourinho, em entrevista à emissora de TV italiana RAI neste domingo.
Coincidência ou não, o treinador apontou um de seus jogadores na Inter de Milão, o sueco Zlatan Ibrahimovic, como o melhor jogador do mundo na atualidade. “Zlatan adora o futebol, tem muita paixão e é um garoto agressivo em termos emocionais. Ele tem perfeitas condições de ganhar a Bola de Ouro”, opinou.
Além de suas conquistas coletivas no ano, Cristiano Ronaldo ainda vem faturando todos os principais prêmios individuais de 2008. Nos últimos meses, o meia já se consagrou o melhor jogador do mundo na eleição da FIFPro e o melhor jogador da Europa na eleição da revista France Football, que deu ao astro a Bola de Ouro do ano. De quebra, ele ainda é o favorito à conquista do prêmio de melhor do mundo da Fifa, que revelará o eleito em janeiro.
Mourinho, porém, ainda questiona os méritos do astro – que, para o treinador, apenas estaria em melhor momento. “Ele conquistou a Bola de Ouro porque a sua equipe venceu a Copa dos Campeões e o Campeonato Inglês, e ele jogou e marcou gols. Para mim, porém, Ibrahimovic é o melhor”, avaliou Mourinho.
Curiosamente, quando Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador da Europa, o treinador nerazzurri chegou a questionar a eleição, afirmando que teria preferido ver o título nas mãos de um jogador do elenco interista. Pouco tempo depois, Cristiano Ronaldo se viu envolvido em boatos de uma possível transferência para a Inter, mas que perderam força.
Leia mais:
Comentários