Era para ser o campeonato da redenção. Após os resultados frustrantes obtidos na Liga Mundial (4º lugar) e nos Jogos Olímpicos de Pequim (medalha de prata), a seleção brasileira masculina de vôlei tinha quase uma obrigação de triunfar na Copa América, torneio de fraco nível técnico disputado em Cuiabá (MT). Mas não conseguiu.
Depois de passar toda a competição sem perder sets, a equipe jogou mal contra o jovem time de Cuba e perdeu a final por 3 sets a 2 (26-24, 19-25, 27-25, 16-25 e 15-9), ficando com o vice-campeonato pela terceira vez consecutiva e mantendo o jejum de nunca ter triunfado neste torneio em solo nacional.A derrota em Cuiabá (MT) trouxe mais um dado negativo para o combinado verde-amarelo em 2008. Este é o primeiro ano em que a seleção não consegue um título sequer desde que Bernardinho assumiu o comando, em 2001.
Sem encontrar os Estados Unidos, algozes na Liga e em Pequim, o renovado time brasileiro parou desta vez em um grupo cubano repleto de jogadores que acabaram de sair da adolescência - entre eles o garoto Leon, de apenas 15 anos.
Comentários