A Paraná Esporte promove, a partir desta sexta-feira (29/8), em Cianorte, a fase final dos 22.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's), até o dia 7 de setembro. A competição será disputada nas divisões A e B nos esportes coletivos, menos no vôlei de praia. No total serão 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Estarão participando perto de 7 mil atletas, de 605 equipes, representando um número recorde de municípios: 116.
“Já tivemos um recorde de participantes no ano passado, quando o Governo do Estado pagou pela primeira vez o custo total da alimentação para todas as delegações que freqüentaram o refeitório central. Isso possibilitou que mais municípios se interessassem pela disputa, principalmente os pequenos. Ao mesmo tempo, com a economia na alimentação houve mais investimento na preparação das equipes, o que melhorou o nível técnico da competição”, analisa o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Os Jogos da Juventude são disputados por seleções dos municípios. Menos o futebol, só no masculino, e a ginástica rítmica, só no feminino, as demais modalidades são disputadas pelos dois sexos. “Os municípios com equipes da Divisão B nas modalidades coletivas já participaram da fase regional em oito sedes, em junho. Isso possibilitou uma boa preparação, pois a seleção foi grande. Das 842 equipes inscritas, só 138 garantiram vagas para a final”, lembra Detlev Surkamp, diretor de Esporte da autarquia.
O número de equipes das modalidades coletivas na Divisão B é ainda maior, porque as representantes de Cianorte, sede da final, se credenciaram automaticamente. Assim, são 144 equipes. Somando-se as da Divisão A, num total de 90, serão 234 equipes. Considerando uma média de 13 atletas por equipe, só nas modalidades coletivas estarão mais de 3 mil atletas competindo em Cianorte. A esses números somam-se as 371 equipes das modalidades individuais, incluindo o vôlei de praia, com aproximadamente mais 4 mil atletas.
Abertura
A solenidade de abertura está marcada para a noite dessa sexta-feira (29/8), às 20 horas, no Estádio Municipal, mas as cinco modalidades coletivas da Divisão B têm início já a partir do período da manhã, assim como a individual de karatê.
A solenidade de abertura está marcada para a noite dessa sexta-feira (29/8), às 20 horas, no Estádio Municipal, mas as cinco modalidades coletivas da Divisão B têm início já a partir do período da manhã, assim como a individual de karatê.
A primeira modalidade a ser encerrada será a de karatê, que terá seus campeões conhecidos já neste sábado. As equipes da Divisão A entram na disputa a partir de segunda-feira (1.º/9), assim como as de outras modalidades individuais.
Comentários