Pequim 2008 - Pesadelo da organização, chuva marca ensaio da abertura


Tida como a principal preocupação da organização, a chuva marcou o quinto ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, realizado nesta quarta-feira à noite (horário local), no Estádio Olímpico de Pequim, mais conhecido como Ninho de Pássaro.
festa que começou pontualmente às 20h (9h horário de Brasília) já tinha mais de uma hora de duração quando uma chuva torrencial atingiu a capital chinesa. No último dia 23, os organizadores já mostravam preocupação com relação às condições climáticas no dia 8 de agosto, data do evento inaugural.

Na ocasião, Deng Shaohui, vice-diretor das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, afirmou que o único problema que poderia cancelar o show de fogos de artifício na cerimônia seria uma possível tempestade. "Não temos uma medida prevista caso tenha uma tempestade durante a festa. Provavelmente, teremos que cancelar o espetáculo de fogos", afirmou.

A cidade de Pequim já se prepara há meses para combater possíveis chuvas torrenciais que aconteçam durante os Jogos Olímpicos. O Departamento de Meteorologia estuda as condições climáticas minuciosamente e até mísseis podem ser lançados para dissipar as nuvens.
O quinto ensaio para a cerimônia de abertura foi o primeiro aberto ao público desde que começou a rotina de testes. Para entrar, os espectadores tinham que ser convidados da organização dos Jogos Olímpicos e tiveram que pagar pelos seus bilhetes.

No evento desta quarta foi possível presenciar dançarinos e lutadores de artes marciais, que irão participar da cerimônia, vestidos com os trajes que irão usar no próximo dia 8 de agosto. As ruas próximas ao Ninho de Pássaro foram bloqueadas até para a passagem de pedestres.

Comentários