A recém-criada Terceira Divisão do Paranaense, que começa dia 27 de julho, poderá abrir vaga para até seis clubes na Divisão de Acesso de 2009. A competição será disputada por 10 equipes. A Federação Paranaense de Futebol abriu duas vagas extras, já prevendo que dos atuais participantes da Acesso, excluindo os que vão subir para a Primeira Divisão, poderá ocorrer desistência.A intenção da FPF é fazer a Acesso de 2009 com 12 clubes. Real Brasil e Portuguesa Londrinense, rebaixados este ano, irão substituir o campeão e o vice da competição. Mas não há garantias de que esses dois clubes, nem AFA e Maringá Iguatemi, consigam ter recursos para atuar na temporada do ano que vem. Por isso, a abertura de vagas extras para a Terceirona.Na 1.ª fase da nova divisão do futebol paranaense, as equipes estarão divididas em dois grupos e se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à semifinal, a ser disputada em cruzamento olímpico. Essas equipes já estarão garantidas no Acesso de 2009.Além dos quatro clubes que terão acesso garantido à Divisão de Acesso, mais dois poderão ser beneficiados. "Caso haja vaga na Acesso e dependendo de como será definido o formato da segundona em 2009, outras duas equipes (o 5º. e o 6º. colocados por índice técnico) também poderão subir", propôs o vice-presidente de futebol da FPF, Amilton Stival.O termo constará inclusive do regulamento da competição. "Nossa proposta futura é deixar 12 equipes na Série Ouro, 12 no Acesso e a terceira será livre, por isso não podemos confirmar os seis classificados. Vai depender de um estudo da FPF", completou.
Disputarão a Terceirona as seguintes equipes:
Grupo A: Centenário F.C (Centenário do Sul), Associação Vila Nova (Palmas), Serrano (Prudentópolis); C.A Juventud Brasil (Curitiba) e E.C São José (São José dos Pinhais).
Grupo B: Clube Atlético Desportiva Jacarezinho, C.A Cambé, Empresa Brasileira de Futebol Arapongas, A.F. Tigrão Umuarama e S.E. Platinense (Santo Antonio da Platina).
Comentários