Balanço das negociações com o exterior em 2007, segundo relatório divulgado pela CBF, revela que dos 1.085 jogadores que foram transacionados no ano passado 96 saíram do futebol paranaense.
O Atlético foi o clube que mais fez negócios além-fronteira: negociou 13. Em seguida ficou o Matsubara, com 12 vendas para o exterior - 10 delas para o Vietnã.
O relatório da CBF mostra que o futebol paranaense ainda não é um negociador de ponta do futebol brasileiro. As relações comerciais ainda se dão com países periféricos do mundo da bola.
Dos 92 jogadores negociados, só 27 embarcaram com destino a Espanha, Alemanha, Itália, Portugal e Japão - os principais consumidores do futebol brasileiro. Destes, 11 foram para clubes portugueses.
Dos 40 países para onde o futebol paranaense mandou jogadores, há exportações exóticas, como a remessa de atletas para Omã e Malta, por exemplo.
Dos negociados há uma mulher (Dayane), vendida pelo Novo Mundo para o Puebla, da Espanha.
No interior do Paraná, além do Matsubara, que invadiu o Vietnã, outro clube que vendeu bem foi o Iraty. O clube negociou seis jogadores com o exterior no ano passado. O mesmo número de transações foi alcançado pelo Galo/Adap.
O relatório da CBF não traz valores das transações, mas consultando empresário o FutebolPR chegou à estimativa de que a soma das 96 transações geraram pelo menos R$ 60 milhões aos 30 clubes negociadores do futebol paranaense. O que faturou menos ganhou cerca de US$ 100 mil.
Os 10 clubes do PR que mais negociaram em 2007
Atlético... 13
Matsubara... 12
Coritiba... 6
Matsubara... 12
Coritiba... 6
Galo/Adap... 6
Iraty... 6
Astral... 6
Portuguesa Londrinense... 5
Rio Branco... 4
Comercial... 3
Paraná... 3
Os países que mais compraram jogadores do PR
Portugal e Vietnã... 11
Japão... 8
China... 7
Romênia... 5
Espanha... 4
Alemanha e Indonésia... 3
Arábia, Àustria, Colômbia, Coréia e Emirados...2
fonte - futebol pr
Comentários