Marcão do Cartório fala do Paulistão 2008 e "brinca" de vidente

Faltando 3 rodadas para acabar a fase de classificação, as quatro vagas do Campeonato Paulista para a semifinal têm muitos concorrentes – alguns sem tanta chance.
Como fizemos em relação ao Campeonato Paranaense utilizamos várias horas para chegar às conclusões à seguir:
GUARATINGUETÁ – enfrenta, ainda: Mirassol, fora; Sertãozinho, em casa; Ituano, fora.
PALMEIRAS – Portuguesa e São Caetano, casa; Barueri, fora.
PONTE PRETA – Rio Claro, fora; Noroeste, casa; Santos, fora.
CORINTHIANS – Santos fora; Marília, casa; Noroeste, fora.
SÃO PAULO – Sertãozinho, casa; Bragantino, fora; Juventus, casa.
BARUERI – Noroeste, casa; Portuguesa, fora; Palmeiras, casa.
SANTOS – Corinthians, casa; Rio Claro, fora; Ponte, casa.
MIRASSOL – Guará e Ituano, casa; São Caetano, fora.
NOROESTE – Barueri, fora; Ponte Preta, casa; Corinthians, casa.
PORTUGUESA –Palmeiras fora; Barueri, casa; Sertãozinho, fora.

Guará, Palmeiras, Ponte Preta e Corinthians levam vantagem: só dependem deles.
Um detalhe interessante é que não há mais jogos entre eles, o que é péssimo, especialmente para o Santos, uma vez que se o Peixe vencer suas três partidas, inclusive Corinthians e Ponte Preta, não se classificar-se-á se os quatro primeiros vencerem no mínimo dois jogos.
Mas o sucesso do Santos contra Corinthians ou Ponte Preta poderá beneficiar o São Paulo, que para entrar no G4, além de vencer seus jogos precisa ultrapassar um dos concorrentes.
Desta forma, mesmo que o Santos vença seus três jogos, e um dos quatro primeiros colocados faça pelo menos seis pontos, ainda assim o Santos estará fora; caso um dos primeiros faça menos de seis pontos, e o Santos os seus nove pontos, mesmo assim o Peixe não chegará se o São Paulo e o Barueri fizerem mais pontos – ou os mesmos pontos – que ele, Santos.
A garantia de classificação hoje está em 40 pontos para o Palmeiras e 39 para Ponte e Corinthians; o Guará se classifica com 38 pois chegaria às 12 vitórias – com 2 vitórias e 1 empate - contra o SP que pode chegar aos 38 pontos mas só a 11 vitórias.
O Palmeiras com 2 vitórias e 1 empate iria a 38, mas só a 11 vitórias e aí decidiria a vaga com o Tricolor no saldo de gols – onde há um diferença enorme: o Palmeiras tem 14; a Ponte 12, o Corinthians 9 e o SP só 3.
Desta forma o São Paulo se concentraria na chance de eliminar a Ponte ou o Corinthians que se vencerem sómente 2 jogos e empatarem 1 farão no máximo 37 pontos, menos do que o time do Morumbi se vencer seus três últimos jogos.
Mirassol e Noroeste, com os mesmo pontos do Santos, mas com menos vitórias, e a Portuguesa que pode chegar aos 34 pontos também têm chances, mas bem menores.
DAS POSSIBILIDADES DOS 6 PRIMEIROS COLOCADOS:
O Guará tem um jogo em casa, e dois fora - o primeiros deles, contra o Mirassol que disputa vaga. Sua situação se complicou com a derrota para o Santos. Deve chegar a 35 pontos.
O Palmeiras vem de 8 vitórias seguidas e é quem tem jogado melhor: os dois jogos em casa devem fundamentar sua classificação, mas buscará a primeira colocação para levar vantagens para o mata-mata; deve conseguir e chegar aos 40 pontos.
A Ponte foi considerada Égua Paraguaia, e na hora da afirmação deve sentir o peso da responsabilidade; o seu último jogo, contra o Santos, será a cartada final, principalmente se o Peixe estiver vivo: é provável que faça 34 pontos.
O Corinthians teria mais chances se o Santos não tivesse vencido o Guará e se mantido vivo: a Vila Belmiro deve complicar se vier a perder ou empatar e o São Paulo vencer.
O Coringão deve chegar aos 36 pontos pois Marília, em casa, e Noroeste, fora, não serão obstáculos intransponíveis. Vai dar, apesar do sufoco.
O São Paulo vem jogando mal, mas é time de chegada. Sertãozinho, Baragantino e Juventus podem, sim, ser vencidos, e o time alcançar 38 pontos.
O Barueri tem o Noroeste em casa, mas encarará Palmeiras e Portuguesa, fora. Seus 34 pontos não devem garantir-lhe vaga.
O Santos, de volta a vida, tem sua grande chance contra o Corinthians e Ponte Preta, jogando estas duas partidas em casa, e uma dificuldade contra o Sertãozinho, no meio do caminho: que pode ser uma pedra, mercê dos vários pontos perdidos contra os pequenos.
Mesmo assim deve fazer as três vitórias e chegar aos 34 pontos, e chegar perto, mas não lá.
Neste resumo: Palmeiras 40p; São Paulo 38; Corinthians 36 e Guará 35 devem classificar-se, pelo menos nesta forma de pensar.

Marco Antônio de Paula Franco, Marcão do Cartório, comentarista da Rádio Cia Fm.

  • OBS.: O comentarista Marcão do Cartório lembra que são números de possibilidades, frutos de avaliações pessoais dele comentarista, e que não há nenhum levantamento científico nesta matéria, acerca dos possíveis classificados. Como todas as opiniões são válidas, escreva neste site os candidatos que você leitor indica, e também os eventuais pontos alcançados.

Comentários